No ultimo dia do ano, à semelhança da maior parte dos dias, as refeições foram feitas no aconchego do lar. À vontade para se comer e beber o que houvesse na vontade… e, na mesa, claro está.

O ultimo almoço do ano foi algo que eu até nem costumo gostar de comer. Entremeada. Neste caso, entremeada no forno com batatas assadas. Vi a receita na internet, confesso. Sinceramente, não me lembro o site de onde tirei a ideia porque não fiquei com o registo, mas adaptei a receita ao meu gosto, pois o que realmente me fez querer experimentar nem foi propriamente os pormenores do procedimento ou os ingredientes, mas sim o facto de ser feito no forno, coisa que ainda não me tinha ocorrido experimentar.

Como correu bem e toda a gente gostou, inclusive eu que não sou fã de entremeada, nadinha mesmo, partilho a ideia para quem estiver interessado em experimentar. O único inconveniente aqui é, para quem, como eu, tem aquilo a que eu chamo um lava-loiças de casa de bonecas. E aí, meus amigos, vão ver-se gregos para lavar a grelha e o tabuleiro do forno.


Entremeada no forno com batatas

- Entremeada (aquilo que virem que é suficiente para a quantidade de pessoas que vão comer)
- Batatas (a mesma história… conforme o numero de pessoas, eu até fiz bem mais do que o necessário)
- Sumo de limão
- Alho em pó
- Pimentão doce
- Flor de sal (ou sal grosso tradicional, é uma questão de gosto)
- Vinho branco
- Manteiga vegetal

Comecei por temperar a entremeada com sal, alho em pó, o pimentão doce e o sumo de limão. Quando os alimentos não vão estar temperados durante aquele me parece ser o tempo suficiente para tomarem o gosto ou quando ao confecionar descarto os alhos, prefiro usar mesmo em pó.
(Apenas consegui deixar ficar uns 30 minutos até colocar tudo no forno).

De seguida descasquei as batatas e cortei-as em cubos.


Coloquei as batatas no tabuleiro do forno, temperei com sal e alho em pó, espalhei pequenos pedaços de manteiga pelo tabuleiro e reguei tudo com vinho branco.

Por cima, coloquei a grelha do forno com a entremeada, como se a fosse assar num grelhador mesmo.


Liguei o forno a 180º e programei 1 hora, mas na minha opinião convém ir vendo como vai ficando e aumentar ou não o tempo consoante a necessidade. Até porque os fornos não são todos iguais. Neste caso, deixei mesmo ficar o tempo todo, mas quando chegou mais ou menos a meio reduzi a temperatura para 160º por ter a função grill ativada.
Convém dizer que, devemos ir virando a carne de vez em quando para assar de forma uniforme e, mexendo as batatas também.
Assim que aquece, o tempero que colocaram na carne e a própria gordura que ela tem vai começando a derreter, digamos assim, e como está em cima da grelha, vai pingando para o tabuleiro com as batatas e elas vão ficando com o gosto da carne também.

Na minha opinião, a entremeada fica bem melhor assim do que assadas num qualquer grelhador e, torna-se um prato muito mais do agrado das minhas papilas gustativas.

O resto da ementa partilho noutra altura para não ficarem enfartados de uma só vez 😜

(A foto era para ter sido tirada antes de começar a comer, mas só deu depois…)

The Very Little World of... Me! . 2018 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates