E como o prometido é devido, agora que já fizeram a digestão da entremeada, venho partilhar o ultimo jantar do ano, do mais simples que pode haver.


- Pão recheado
- Sopa de caldo verde
- Arroz de polvo

A sopa de Caldo Verde não tem ciência nenhuma, é igual a todas as outras. Batatas, cebola, dentes de alho, sal, azeite e coentros para o puré e no final a couve picada. Não tem nada que saber. Para quem gostar, as rodelinhas de chouriço também caem muito bem no momento de servir.
Além disso, desculpem lá, mas esqueci-me de tirar foto... 

O mesmo se pode dizer do Pão Recheado. Muito simples! Consoante o tamanho do pão assim a quantidade de recheio que fazem. Comigo acaba por sobrar quase sempre.
Convém que o pão seja alto e que tenha cabeça para que possam cortar essa parte e retirar o miolo lá de dentro com a ajuda de uma faca. Mas cada um escolherá o que entender e for da sua preferência.
Normalmente lá por casa, esse miolo acaba por ir parar ao forno juntamente com o pão recheado, pois fica torradinho e sabe muito bem comer depois com o recheio.

Depois de retirar o miolo misturo os ingredientes todos:
- 1 embalagem de bacon em tiras
- 3 colheres de chá de massa de alho (se, como eu, não gostam do sabor que os alhos deixam na boca depois, optem mesmo pela massa de alho)
- Pickles picados
- 1 embalagem de queijo ralado (normalmente para o pão recheado opto pelas embalagens que trazem três variedades diferentes)
- 1 frasco de maionese pequeno ou (mais ou menos) metade de um dos grandes

Depois de misturar os ingredientes todos, recheamos o pão e colocamos no forno. Não consigo dizer quanto tempo deixo ficar porque vou controlando até estar ao meu gosto, ou seja, o pão torrado e o recheio com uma cobertura amarelada.

Esse que podem ver aí não fui eu que fiz mas estava igualmente ótimo. Tenho um ajudante que faz algumas coisas tão bem como eu. E outras ainda melhor… 😋


Para o prato principal optamos por Arroz de Polvo. Tinha pensado no tradicional Polvo à Lagareiro, como já tínhamos comido batatas ao almoço, achei que era estar a pedir demais, pelo que o arroz pareceu melhor opção.

Arroz de Polvo

- Polvo
- Arroz Basmati (é o que eu uso sempre, mas fica ao critério de cada um escolher o que agradar mais)
- 1 cebola
- 4 dentes de alho
- Tomates (eu usei os da lata, em pedaços, porque lá em casa não se come tomate sem ser cozinhado e por isso acabo por só comprar assim ou em polpa)
- Azeite
- Sal
- 2 Folhas de louro
- Coentros

Comprei o polvo congelado mas quando pensei que ia cozinhá-lo, deixei-o descongelar primeiro ou não iria caber na panela. Sei que há pessoas que dizem que o polvo deve ser cozido congelado e tal… Ok, cada um com as suas, eu deixo-o descongelar primeiro, tipo… sempre, e ele fica ótimo.
Cortei a cabeça ao polvo e lavei-o bem para retirar areia e outros extras que às vezes os bichinhos trazem.
Coloquei-o na panela de pressão, tapado de água, com as folhas de louro e um molho de coentros. Cerca de 30 minutos, foi o tempo que ele lá esteve.
Após esse tempo, retirei o polvo para um prato para ir arrefecendo e deixei ficar a água na panela pois precisei dela mais à frente.
Entretanto piquei a cebola e os alhos e refoguei um pouco no azeite. Normalmente não deixo fritar muito tempo pois gosto de por os ingredientes quase todos ao mesmo tempo. Por isso, quando começou a ferver e antes da cebola ficar amarelada, coloquei logo o tomate. Fui mexendo durante uns minutos para que os bocados de tomate se fossem desfazendo e, quando achei que era suficiente acrescentei o caldo onde tinha cozido o polvo. O bastante para cozer a quantidade de arroz que precisava. Normalmente, coloco o dobro da quantidade de água da que coloco de arroz. No caso destes pratos, coloco sempre um pouco mais de água porque não gosto que fiquem muito secos.
Deixei cozinhar o arroz, cerca de 10 minutos. A meio desse tempo, acrescentei o polvo. E no final, quando estava quase a apagar o fogão ainda adicionei coentros picados.



Experimentem lá, para ver se é bom ou não e depois logo me dizem…

Ok, eu sei que falta a sobremesa, e que ela aparece nas fotos e tal… mas essa fica para depois porque entretanto ainda tenho que vos dar tempo para experimentarem o polvo primeiro. E o pão, já agora, que é de comer e chorar por mais... 😉

2 comentários

The Very Little World of... Me! . 2018 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates